terça-feira, 28 de outubro de 2008

I Congresso de Tecnologias na Educação

Começou ontem o I Congresso de Tecnologias na Educação



Quem quiser saber das notícias deve visitar o blog do evento.

Já no ambiente do evento, um moodle, as discussões estão à toda! Muitas palestras, artigos e relatos que vale a pena visitar.

Entre, leia os textos, leia as contribuições que as outras pessoas já deixaram, e contribua também!
Por falar em outras pessoas, você já viu o mapa que localiza todos os participantes do evento? muito interessante...

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Revisando os objetos de aprendizagem

Que bom, estamos na reta final da produção dos objetos de aprendizagem.
Agora é bom fazermos uma revisão no que foi produzido. Para isso, eu vou fazer umas questões abaixo, que você mesmo pode ser perguntar.

Aspectos básicos (determinantes)
Você planejou e construiu seu objeto. Feito isto, você acredita que quem for usar seu objeto vai compreender: para qual público ele foi construído, quais são seus objetivos, seus conteúdos, através de quais atividades você conseguiu atingir os objetivos, como cada atividade contribui para alcançar os objetivos e quais as formas de avaliação?
    para qual público ele foi construído?
    quais os seus objetivos?
    quais conteúdos você pretendia trabalhar com este objeto?
    como cada atividade contribui para alcançar os objetivos propostos?
    quais as formas de avaliação?
Aspectos pedagógicos
Você acredita que o aluno, ao interagir com o objeto, (re)constrói seu conhecimento através de um movimento de ação-reflexão-ação (propiciado pelas provocações e informações trazidas pelo objeto)?
Revisando o objeto na visão do aluno, você acha que os conceitos foram apresentados de forma a não induzir uma compreensão equivocada?
Seu objeto traz problematizações e informações suficientes para provocar uma reconstrução de conhecimentos, bem como a ampliação da capacidade científica, cultural e estética?
O aluno é incentivado a refletir, buscar outras informações, construir e avaliar sua produção?
O aluno é incentivado a trocar informações e colaborar com outras pessoas?
É possibilitado refletir sobre o erro?
Existem diferentes caminhos para a apropriação do objeto que você criou e para os problemas que você sugeriu?
O objeto que você criou possibilita a construção de um pensamento complexo sobre o tema proposto? Favorece a inter(trans)disciplinaridade? Apresenta atividades variadas que contemplem diferentes aspectos do tema?
Existe uma integração e compromisso ético entre conhecimento e realidade social para solução de problemas?

Aspectos técnicos
Seu objeto apresenta as atividades de forma que o aluno compreenda facilmente o que é proposto? São fornecidas informações suficientes?
Os recursos multimídia contribúem para a execução da atividade e para a compreensão dos conceitos abordados? Ou são meras ilustrações?
Os recursos estão bem organizados em cada tela? Os contrastes de cores facilitam a leitura e compreensão das imagens?
As mensagens são claras? não existem erros de ortografia?
Não existe ambiguidade de informações? (se hora é fornecida uma informação e depois outra que a contradiz)

* Este roteiro foi adaptado do Guia de Usabilidade e Critérios de Avaliação de Software




Creative commons - licenças flexíveis aplicadas a objetos de aprendizagem

Depois de criar seu objeto, e antes de publicá-lo, temos um passo importante: seu licenciamento.
Ele garante sua autoria, porém de forma flexível o bastante para permitir que outros se apropriem deste material.

Antes de você começar a fazer isto, é interessante que você tenha uma url para seu objeto. Se você publicar seu objeto no moodle, pode clicar com o botão direito do mouse em cima do arquivo e copiar o endereço. Para publicar seu objeto no moodle acesse:
Repositório local de objetos de aprendizagem Glossário

Para você licenciar sua obra acesse:
http://www.creativecommons.org.br/
Clique na opção Publique
Ali você vai especificar as condições de uso de sua obra, dizendo se você
- Permite uso comercial?
- Permite alterações? (é importante que você permita)
- Jurisdição (Brasil)
- Formato da obra (interativo)
- Título do trabalho
- O nome de quem criou a obra (se vc quiser, tb pode colocar junto um e-mail p contato)
- A url onde o trabalho está publicado (clique com o botão direito sobre o arquivo que foi publicado no moodle e copie seu endereço)
- uma url secundária (pode ser de seu blog)

Feito isto, clique em Escolha uma licença
Na próxima página, escolha a imagem desejada. Automaticamente é gerado um código <> que pode ser incorporado tanto no moodle (editando o que você publicou lá) ou no seu blog. É este código que informa quem é o autor e o que vc permite que façam com seu objeto.
Também é interessante que você escolha a opção Enviar um e-mail para você mesmo, assim você fica com este código arquivado em sua caixa postal.

Pronto!
Agora você tem sua obra licenciada, mas permitindo que outros se apropriem dela e a usem para a construção de novas obras.

domingo, 12 de outubro de 2008

Storyboard

Na aula passada (09/10) Rita veio conversar conosco sobre roteiro e storyboard. Estendendo a conversa, ela mandou uma relação de links que podem ajudar:

Links interessantes:
Festival Internacional de Animação do Brasil
Spacca - na página deste ilustrador você encontra o que é um Storyboard e algumas dicas preciosas...
IMasters: Roteiro, Sotryboard e personagens
FamousFrames - exemplos de vários storyboards
Roteiro de Cinema - repositório de roteiros dos mais variados gêneros e modelos
Casa de Cinema - aqui você confere os vídeos produzidos e seus roteiros
FuseStudio
Apostila sobre organização de conteúdo e storyboard
Manual de produção de objetos de aprendizagem: esta postagem específica fala sobre a delimitação dos objetivos e a criação do storyboard, mas vale a pena dar uma olhada no resto do site

Springboard - programinha que ajuda a montar graficamente o seu storyboard

Outros programinhas:

Lembrando: storyboard é um detalhamento do roteiro com a inclusão de rascunhos das cenas principais do documentário (no caso de vocês, o Objeto de Aprendizagem), para identificar posicionamento de câmera, iluminação, posicionamento de objetos e pessoas.