terça-feira, 21 de outubro de 2008

Revisando os objetos de aprendizagem

Que bom, estamos na reta final da produção dos objetos de aprendizagem.
Agora é bom fazermos uma revisão no que foi produzido. Para isso, eu vou fazer umas questões abaixo, que você mesmo pode ser perguntar.

Aspectos básicos (determinantes)
Você planejou e construiu seu objeto. Feito isto, você acredita que quem for usar seu objeto vai compreender: para qual público ele foi construído, quais são seus objetivos, seus conteúdos, através de quais atividades você conseguiu atingir os objetivos, como cada atividade contribui para alcançar os objetivos e quais as formas de avaliação?
    para qual público ele foi construído?
    quais os seus objetivos?
    quais conteúdos você pretendia trabalhar com este objeto?
    como cada atividade contribui para alcançar os objetivos propostos?
    quais as formas de avaliação?
Aspectos pedagógicos
Você acredita que o aluno, ao interagir com o objeto, (re)constrói seu conhecimento através de um movimento de ação-reflexão-ação (propiciado pelas provocações e informações trazidas pelo objeto)?
Revisando o objeto na visão do aluno, você acha que os conceitos foram apresentados de forma a não induzir uma compreensão equivocada?
Seu objeto traz problematizações e informações suficientes para provocar uma reconstrução de conhecimentos, bem como a ampliação da capacidade científica, cultural e estética?
O aluno é incentivado a refletir, buscar outras informações, construir e avaliar sua produção?
O aluno é incentivado a trocar informações e colaborar com outras pessoas?
É possibilitado refletir sobre o erro?
Existem diferentes caminhos para a apropriação do objeto que você criou e para os problemas que você sugeriu?
O objeto que você criou possibilita a construção de um pensamento complexo sobre o tema proposto? Favorece a inter(trans)disciplinaridade? Apresenta atividades variadas que contemplem diferentes aspectos do tema?
Existe uma integração e compromisso ético entre conhecimento e realidade social para solução de problemas?

Aspectos técnicos
Seu objeto apresenta as atividades de forma que o aluno compreenda facilmente o que é proposto? São fornecidas informações suficientes?
Os recursos multimídia contribúem para a execução da atividade e para a compreensão dos conceitos abordados? Ou são meras ilustrações?
Os recursos estão bem organizados em cada tela? Os contrastes de cores facilitam a leitura e compreensão das imagens?
As mensagens são claras? não existem erros de ortografia?
Não existe ambiguidade de informações? (se hora é fornecida uma informação e depois outra que a contradiz)

* Este roteiro foi adaptado do Guia de Usabilidade e Critérios de Avaliação de Software




Nenhum comentário: