Agora é bom fazermos uma revisão no que foi produzido. Para isso, eu vou fazer umas questões abaixo, que você mesmo pode ser perguntar.

Você planejou e construiu seu objeto. Feito isto, você acredita que quem for usar seu objeto vai compreender: para qual público ele foi construído, quais são seus objetivos, seus conteúdos, através de quais atividades você conseguiu atingir os objetivos, como cada atividade contribui para alcançar os objetivos e quais as formas de avaliação?






Você acredita que o aluno, ao interagir com o objeto, (re)constrói seu conhecimento através de um movimento de ação-reflexão-ação (propiciado pelas provocações e informações trazidas pelo objeto)?
Revisando o objeto na visão do aluno, você acha que os conceitos foram apresentados de forma a não induzir uma compreensão equivocada?
Seu objeto traz problematizações e informações suficientes para provocar uma reconstrução de conhecimentos, bem como a ampliação da capacidade científica, cultural e estética?
O aluno é incentivado a refletir, buscar outras informações, construir e avaliar sua produção?
O aluno é incentivado a trocar informações e colaborar com outras pessoas?
É possibilitado refletir sobre o erro?
Existem diferentes caminhos para a apropriação do objeto que você criou e para os problemas que você sugeriu?
O objeto que você criou possibilita a construção de um pensamento complexo sobre o tema proposto? Favorece a inter(trans)disciplinaridade? Apresenta atividades variadas que contemplem diferentes aspectos do tema?
Existe uma integração e compromisso ético entre conhecimento e realidade social para solução de problemas?

Seu objeto apresenta as atividades de forma que o aluno compreenda facilmente o que é proposto? São fornecidas informações suficientes?
Os recursos multimídia contribúem para a execução da atividade e para a compreensão dos conceitos abordados? Ou são meras ilustrações?
Os recursos estão bem organizados em cada tela? Os contrastes de cores facilitam a leitura e compreensão das imagens?
As mensagens são claras? não existem erros de ortografia?
Não existe ambiguidade de informações? (se hora é fornecida uma informação e depois outra que a contradiz)
* Este roteiro foi adaptado do Guia de Usabilidade e Critérios de Avaliação de Software
Nenhum comentário:
Postar um comentário