terça-feira, 19 de agosto de 2008

aulas da segunda semana- sem twiki

Por conta de um problema no servidor da UFBA, o TWiki está fora do ar e, assim, não poderemos fazer nele as atividades de costume, como visualizar a programação das aulas ou a tabela de e-mails e blogs da turma.

Na semana passada vimos a resolução do TSE nº 22.718/08, que normatiza a propaganda eleitoral, inclusive pela internet. É possível restringir a propaganda pela internet? Qual a diferença entre discussão (exercício da democracia, direito de todo cidadão) e a propaganda (capitaneada por candidatos e seus cabos eleitorais)? Mesmo sendo possível fazer este tipo de controle, vale a pena restringir os espaços públicos de publicação e trocas? Interessa a quem manter apenas meios unidirecionais (a propaganda eleitoral "gratuita" da tv aberta por exemplo) para propaganda eleitoral?

Depois de uma breve análise da resolução, discutida junto com o texto de Dupas*, todos foram convidados a postar um comentário em seu blog. As mídias e a internet atual interferem no processo democrático?
Os comentários (que podem ser conferidos na lista de blogs ao lado- leiam e comentem!), em sua maioria, versaram sobre a importância da disponibilização de informações. Este, sem dúvidas, é um aspecto muito relevante. Porém, existem outros aspectos que chamam a nossa atenção: qual a diferença da propaganda eleitoral (e de qqer outro movimento) na tv aberta (unidirecional) e de um espaço web como um site de relacionamentos? De que forma a internet contemporânea altera as relações dos sujeitos com as informações? E de que forma isto altera as relações em geral na sociedade?

Para ambos os aspectos cabem novos questionamentos: quando falamos de acesso, mobilização e construção pela web, estamos falando de qual parcela da população? ao mesmo tempo, seria desejável que todos participassem? para que? o que falta para isso?
É nesse ponto que encontramos o texto de Doriedson Alves de Almeida, Banda larga para que?
que comenta a atuação das grandes empresas e do Estado no esforço de levar tecnologias e condições de acesso para outros cantos, ou "públicos". Porém, estas iniciativas tem alcançado a repercussão desejada? Quais aspectos são notórios nas políticas de acesso no Brasil?

Na quinta-feira teremos a presença de Doriedson Alves de Almeida para conversarmos um pouco sobre estas questões. Para tanto, fica encaminhado que todos procurem exemplos de políticas (públicas em sua maioria) para acesso às tecnologias e internet, buscando identificar sua abrangência, pontos conflituosos e repercussões. Esta busca deve resultar em um post individual em seu blog, problematizando este assunto e fomentando a discussão com nosso convidado de quinta.

*
DUPAS, Gilberto. Ética e poder na sociedade da informação: revendo o mito do progresso. Revista Brasileira de Educação, n. 18, set/out/nov/dez 2001. p. 117-122. (na xerox e no moodle)

Nenhum comentário: