terça-feira, 23 de setembro de 2008

Construindo objetos de aprendizagem com JClic

Depois de explorar alguns objetos de aprendizagem dos repositórios Rived e Labvirt, vamos navegar em outro espaço: JCLIC
Primeiramente vamos visualizar alguns objetos existentes no repositório. Atentem para suas características e os tipos de atividades que compõem cada objeto.
Tendo procedido a instalação do software de visualização, autoria e gerenciamento, vamos baixar algumas atividades (cada qual faz o download das atividades que interessarem) e vamos explorar a estrutura e os elementos de cada objeto. É importante tentar entender como ele foi estruturado para que funcionasse da forma como visualizamos.

Feito isto, começaremos a montar os nossos objetos:
- Faça um roteiro do objeto, indicando o assunto, o nível para quem é dirigido, qual seu objetivo, os conteúdos envolvidos, quais atividades podem estar contidas... Esse roteiro pode ser tipo um storyboard, que deve ser publicado no blog.
- Faça uma busca por imagens e multimídias que vão compor seu objeto e guarde tudo dentro de uma pasta. Lembre: salve estes arquivos com você.

Você pode explorar melhor o que e como fazer seu objeto a partir de orientações e referências disponibilizadas na Oficina de JClic ministrada na III Semana de Software Livre da Faced.

Então, vamos começar?

Nenhum comentário: