quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Pensamento complexo

Por muito tempo o método cartesiano modelou a produção da ciência. Decartes afirmava que, para entendermos algo, era necessário que dissecássemos ele em suas pequenas partes, e que o estudo delas nos daria a compreensão do todo.

Isto pode ser visto em um trecho do filme Ponto de Mutação, onde é colocada a metáfora do relógio. Um homem de boa saúde seria um relógio bem feito...
"como se a natureza funcionasse como um relógio: você a desmonta, a reduz a um monte de peças simples e fáceis de entender, analisa-as e passa a entender o todo."

Porém, se pensarmos que as partes do todo se relacionam e provocam novos fenômenos (emergenes) da sua inte-relação, notamos que este pensamento nos leva a uma compreensão "miope" da realidade. É necessário pensar o mundo e seus fenômenos como interligados e possuidores de vários aspectos de análise, como podemos ver neste outro trecho do mesmo filme, onde Capra fala um pouco sobre a teia da vida.

Porém, mesmo sabendo disso, a escola aplica uma organização curricular que privilegia a mesma fragmentação, descontextualização, parcialização:
Deveríamos, portanto, ser animados por um princípio de pensamento que nos permitisse ligar as coisas que nos parecem separadas umas em relação às outras. Ora, o nosso sistema educativo privilegia a separação em vez de praticar a ligação. A organização do conhecimento sob a forma de disciplinas seria útil se estas não estivessem fechadas em si mesmas, compartimentadas umas em relação às outras; assim, o conhecimento de um conjunto global,o homem, é um conhecimento parcelado. (Morin, 1999, 20)
É mais ou menos assim:




Se esta visão parcial, que nos deixa míopes diante da realidade, não basta para a compreensão do todo, não seria necessário fazer valer o pensamento complexo?
Mas o que é o pensamento complexo?




MORIN, Edgar. Da necessidade de um pensamento complexo. In: MARTINS, Francisco M; SILVA, Juremir M (orgs). Para navegar no século XXI. Porto Alegre : Sulina/Edipucrs, 1999. p. 19-42

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