quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Para ler um pouco mais sobre Objetos de Aprendizagem - referências

Visando entender um pouco mais sobre o que são os objetos de aprendizagem e suas potencialidades, vamos fazer uma rodada de leituras, onde cada um deve "adotar" um dos artigos abaixo. Na próxima semana (dia 25/09) cada um deve apresentar os principais elementos do seu texto e confrontar com as informações trazidas pelos colegas. Vale lembrar que é interessante que todos tenham pelo menos uma aproximação de todos os textos.
Espera-se que esta discussão subsidie a análise dos objetos explorados, bem como a construção de novos objetos, o que começaremos na próxima semana.

(estas referências também estão no moodle)

Para ler um pouco mais sobre Objetos de Aprendizagem:

[Natacha]
ALVES, Lynn; SOUZA, Antonio Carlos. Objetos digitais de aprendizagem: tecnologia e educação. IN: Revista da FAEEBA/ Universidade do estado da Bahia, Departamento de Educação I . v.14, n.23 (jan/jun. 2005). Salvador – UNEB. pp 41-50.

[Anderson]
TAROUCO, Liane M; KONRATH, Mary L; CARVALHO, Marie J; AVILA, Bárbara. Formação de professores para produção e uso de objetos de aprendizagem. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre - RS - Brasil, v. 4, n. 1, p. 1-10, 2006.

[Raione]
ABREU, M. F. ; RAPKIEWICZ, C. E. ; CANELA, M. C. ; CORDEIRO, R. A. C . Utilizando Objetos de Aprendizagem no Processo de Ensino e Aprendizagem de Química no Ensino Médio: o Caso dos Óxidos e da Poluição Atmosférica. In: XXV Congresso da SBC - XII Workshop de Informática na Escola, 2006, Campo Grande. Anais do XXV Congresso, 2006. v. 1. pp 336-344

[Lilian]
SOUZA, A. C. S. . Objetos de Aprendizagem Colaborativos. In: 12. Congresso Internacional da ABED. Anais do Congresso, 2005, Florianopólis. ABED Internacional, 2005.

SCHWARZELMÜLLER, Anna F. ; Ornellas, Bárbara. Os Objetos Digitais e suas Utilizacoes no Processo de Ensino-Aprendizagem. In: 1era Conferencia Latinoamericana de Objetos de Aprendizaje, 2006, Guayaquil/Equador. Conferencia Latinoamericana de Objetos de Aprendizaje, 2006.

ROSSETO, Diones; MORAES, Márcia. Pesquisando Objetos de Aprendizagem em Repositórios.

Nenhum comentário: