sábado, 27 de setembro de 2008

Resenha crítica e resenha temática

Depois de discutirmos alguns textos sobre objetos de aprendizagem, o importante é traçarmos uma análise que tenha perpassado os diferentes textos. Cada um deles tinha temáticas específicas, mas todos abordavam aspectos importantes sobre os objetos. Se vocês quiserem, podem também relacionar isso com o objeto que foi analisado anteriormente (sempre referenciando e citando as fontes). Vocês também podem construir esta resenha de forma que ajude posteriormente na escrita do ensaio individual que cada um deverá apresentar até o final do semestre.
Não esqueçam que tudo deve ser referenciado de acordo com as normas da ABNT.

Segue abaixo um esquema bastante objetivo que pode ajudar na elaboração de uma resenha.

As resenhas apresentam algumas divisões que vale destacar. A mais conhecida delas é a resenha acadêmica, que apresenta moldes bastante rígidos, responsáveis pela padronização dos textos científicos. Ela, por sua vez, também se subdivide em resenha crítica, resenha descritiva e resenha temática.

Na resenha acadêmica crítica, os oito passos a seguir formam um guia ideal para uma produção completa:

  1. Identifique a obra: coloque os dados bibliográficos essenciais do livro ou artigo que você vai resenhar;
  2. Apresente da obra: situe o leitor descrevendo em poucas linhas todo o conteúdo do texto a ser resenhado;
  3. Descreva a estrutura: fale sobre a divisão em capítulos, em seções, sobre o foco narrativo ou até, de forma sutil, o número de páginas do texto completo;
  4. Descreva o conteúdo: Aqui sim, utilize de 3 a 5 parágrafos para resumir claramente o texto resenhado;
  5. Analise de forma crítica: Nessa parte, e apenas nessa parte, você vai dar sua opinião. Argumente baseando-se em teorias de outros autores, fazendo comparações ou até mesmo utilizando-se de explicações que foram dadas em aula. É difícil encontrarmos resenhas que utilizam mais de 3 parágrafos para isso, porém não há um limite estabelecido. Dê asas ao seu senso crítico.
  6. Recomende a obra: Você já leu, já resumiu e já deu sua opinião, agora é hora de analisar para quem o texto realmente é útil (se for útil para alguém). Utilize elementos sociais ou pedagógicos, baseie-se na idade, na escolaridade, na renda etc.
  7. Identifique o autor: Cuidado! Aqui você fala quem é o autor da obra que foi resenhada e não do autor da resenha (no caso, você). Fale brevemente da vida e de algumas outras obras do escritor ou pesquisador.
  8. Assine e identifique-se: Agora sim. No último parágrafo você escreve seu nome e fala algo como “Acadêmico do Curso de Letras da Universidade de Caxias do Sul (UCS)”

Na resenha acadêmica descritiva, os passos são exatamente os mesmos, excluindo-se o passo de número 5. Como o próprio nome já diz, a resenha descritiva apenas descreve, não expõe a opinião o resenhista.

Finalmente, na resenha temática, você fala de vários textos que tenham um assunto (tema) em comum. Os passos são um pouco mais simples:

  1. Apresente o tema: Diga ao leitor qual é o assunto principal dos textos que serão tratados e o motivo por você ter escolhido esse assunto;
  2. Resuma os textos: Utilize um parágrafo para cada texto, diga logo no início quem é o autor e explique o que ele diz sobre aquele assunto;
  3. Conclua: Você acabou de explicar cada um dos textos, agora é sua vez de opinar e tentar chegar a uma conclusão sobre o tema tratado;
  4. Mostre as fontes: Coloque as referências Bibliográficas de cada um dos textos que você usou;
  5. Assine e identifique-se: Coloque seu nome e uma breve descrição do tipo “Acadêmico do Curso de Letras da Universidade de Caxias do Sul (UCS)”.
COMO fazer uma resenha. Disponível em Acesso em 27 set. 2008.

3 comentários:

Luciana Persi disse...

Muito boa essas dicas de resenha.

Anônimo disse...

Gostei da dica, mas queria ver uma resenha produzida, e saber se faz tudo num contexto só, ou por exemplo: coloca o nome, tema, desenvolvmento, conclusão etc

Adriane disse...

Para quem quiser ver resenhas: uma boa alternativa é acessar boas revistas que publicam este tipo de material. Na área da educação, temos a Cadernos de Pesquisa (eu mesma tenho uma resenha ali...), Ciência e Educação, Educação & Sociedade, Educação e Pesquisa, Pró-Posições, Revista Brasileira de Educação... entre tantas outras!
Para ter acesso aos nomes das revistas, você pode usar o http://qualis.capes.gov.br/
Aí é só jogar o nome no goolge que acha o endereço.
Outra alternativa é o http://www.scielo.br/
Ali você escolhe a revista e vai para a sessão das resenhas.
Boa sorte!